Crivella afirma que Globo inventou acusações sobre fechamento de Museus, para prejudicá-lo.
“Eu não dou dinheiro” disse Crivella.
Marcelo Bezerra Crivella é um engenheiro, escritor religioso e político brasileiro, filiado aos Republicano e atual prefeito da cidade do Rio de Janeiro. E nesta última sexta-feira dia 30 criticou uma matéria apresentada pela Rede Globo, a qual anunciou que os museus do Rio e a Cidade das Artes estariam correndo um grave risco.
O GLOBO publicou nesta última quinta-feira dia 29, uma reportagem com o titulo, “Com museus e Cidade das Artes em risco, cariocas se mobilizam e enviam carta à prefeitura”. Segundo eles o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio (MAR) e a Cidade das Artes, só está aberto por que Deus assim permitiu, pois não há verbas. E que foi organizado um movimento para que eles não fossem fechados, pois, o contrato com o IDG, responsável pela gestão, termina em 30 de novembro.
Josier Marques Vilar, médico e empresário é o líder deste movimento. “Chegou ao grupo a informação sobre o iminente fechamento do Museu do Amanhã em função da prefeitura ter reduzido o orçamento” afirma o médico.
Henrique Oliveira, diretor-executivo do Museu do Amanhã, ao saber da mobilização feita afirmou que, “Uma interrupção nos processos levaria inevitavelmente a impactos elevados com travamentos mecânicos e/ou tecnológicos de diversas naturezas e valores. O conteúdo é constantemente atualizado, em média com 16 atualizações mensais. Preocupa-nos, enquanto cidadãos cariocas, qualquer possibilidade de suspensão operacional deste que é o museu mais visitado do Brasil. Mas estamos confiantes que a prefeitura está atenta, e encontrará a melhor opção para que o equipamento público permaneça sendo essa referência local, nacional e mundial”.
Crivella criticou a matéria, afirmando que “Em risco está à cidade do Rio de Janeiro se não denunciar o absurdo que foi a contratação da Fundação Roberto Marinho para fazer obras milionárias nesses museus sem processo de concorrência”.
Segundo ele a Globo só está tentando arrumar contendas, pois a família Marinho, responsável e donos da Rede Globo sempre foram amigos dos prefeitos do Rio, e ele não dá dinheiro a Globo. O prefeito afirma não há riscos para nenhum dos pontos culturais da cidade, e em suas redes sociais ele publicou o seguinte:
-Na administração anterior [Eduardo Paes], a Cidade das Artes ficou fechada durante anos por causa de uma briga entre ele [Paes] e o prefeito que fez a Cidade das Artes [César Maia]. De tal maneira que eles [Globo] não têm nenhum direito de cobrar nada da Cidade das Artes, que agora na nossa administração tem recorde de público, com 400 mil visitantes.